Estar de olho na previsão do tempo é imprescindível

Para vencer a competição pois, como o vento funciona de “combustível” para o barco, os atletas tem o desafio de se adaptar bem às condições climáticas e de navegação para uma chance de vencer.
Na largada, dois barcos da organização da prova se posicionam formando uma linha. Os competidores largam nessa linha e percorrem um trajeto definido por boias.
As competições são divididas em uma série de regatas e a colocação de cada um determina os pontos que ganha, o primeiro recebe um ponto, o segundo dois e assim por diante. Os dez melhores disputam a regata da medalha e vence quem acumular menos pontos.
Na vela, os campeões são decididos por causa do talento dos atletas pois os barcos são idênticos.
Nas Olimpíadas a vela é disputada em oito classes diferentes: a Laser, a Laser Radical, Finn, 470, 49ER, 49ER FX, RS:X e Nacra 17. Cada uma se diferencia da outra pela quantidade e sexo dos tripulantes, tamanho e quantidade de velas, comprimento e peso do barco.
No Rio 2016, as competições do esporte acontecerão na Marina da Glória. Entre os principais nomes que estarão na disputa por medalhas está o bicampeão olímpico Robert Scheidt, além dos campeões mundial Jorge Zarif e a dupla Martine Grael e Kahena Kunze.

download

Vela